Tinta ultra branca pode eliminar o Ar condicionado?

Notícias 23 de setembro de 2021

Cientistas do laboratório da Purdue University, nos Estados Unidos, criaram uma tinta branca, que é muito branca, e entrou no Guinness Book of World Records, uma tinta ultra-branca.

Em primeiro lugar a tinta ultra-branca reduz (ou elimina completamente) a necessidade de usar ar condicionado para manter baixas temperaturas, tinta problemática pode refletir até 98,1% da luz solar incidente e reduzir o calor infravermelho emitido.

Mas por que alguém iria querer pintar sua casa com tinta branca extra? Contudo para os cientistas, o intuito é reduzir ou até eliminar a necessidade de ar condicionado. Em outras palavras, economize luz e proteja o meio ambiente, o projeto tem como objetivo economizar energia e combater as mudanças climáticas.

Como a tinta ultra branca funciona?

Tinta ultra branca promete diminuir a necessidade de ar condicionado
Sustentarqui

A ideia inicial dos pesquisadores era criar uma tinta que refletisse a luz do sol. Atualmente, os revestimentos usados ​​para esta finalidade podem bloquear apenas 80% a 90% da luz solar. Além disso, eles não podem tornar a temperatura da superfície inferior à temperatura ambiente.

No entanto, para tornar essa tinta realmente reflexiva, ela também deve ser bem branca, para isso, os pesquisadores usaram concentrações altíssimas de sulfato de bário com partículas de diferentes tamanhos. Para ter uma ideia, esse é um composto que também é comum em papel fotográfico e em cosméticos.

Com isso, os pesquisadores da universidade conseguiram criar uma tinta que reflete 98,1% da radiação solar e também emite calor infravermelho.

Portanto, como a tinta absorve menos calor do que se dissipa, a superfície revestida com essa tecnologia pode resfriada ficar abaixo da temperatura ambiente. O melhor: não há necessidade de consumir energia para isso.

Esta tinta ultra-branca ajuda a arrefecer as superfícies (e pode ajudar no  combate ao aquecimento global)
greensavers

Por exemplo, o uso de tinta em um telhado de aproximadamente 9 metros quadrados pode gerar 10 kW de potência de resfriamento. “Isso é mais poderoso do que o ar condicionado [elétrico] usado na maioria das casas”, explicou Ruan.

Agora, a ideia dos cientistas é colocar essa tinta extrabranca no mercado. Para isso, eles anunciaram já terem feito uma parceria com uma empresa.

Para sair um pouco do branco oque você acha de 4 dicas de cores para quarto de casal?

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários