Alargamento da praia de Balneário Camboriú

Notícias 30 de setembro de 2021

Você já deve ter lido sobre o alargamento da praia de Balneário Camboriú, então vamos a alguns pontos importantes a se falar sobre esse alargamento.

Nesta sexta-feira (24), o avanço médio do alargamento do cinturão de areia da praia central de Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, é de 90 metros por dia. A draga voltou a operar na quinta (23) e a previsão é de que obra fique pronta em novembro

As obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú seguem em ritmo acelerado. Depois de completar o litoral sul e abastecê-lo no Porto de Paranaguá (PR), nesse sentido o projeto deve aumentar o cinturão de areia dos atuais 25 metros para 70 metros ao longo de quase 6 quilômetros de costa.

Todavia as obras de ampliação que começaram em março deste ano e têm previsão de conclusão em novembro e são preparados por um consórcio de duas empresas, DTA Engenharia no Brasil e Jan De Nul na Bélgica, esta última vencedora do concurso municipal. A obra vai custar 66,8 milhões de reais

E já que estamos falando de notícia que tal a descoberta da tinta que pode substituir o ar condicionado.

Qual o objetivo da obra?

A princípio o objetivo deste trabalho é mover o cinturão de areia da média atual de 25 metros para 70 metros. De acordo com a prefeitura, além de proteger o litoral do impacto das marés, a obra também criará espaços privilegiados para moradores e visitantes. Bem como espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

G1

Quando as obras começaram?

De acordo com a Prefeitura, a ampliação do Praia Center teve início no dia 16 de março de 2021, com a chegada do primeiro lote de dutos que transportava a areia cavada até o litoral. No dia 22 de agosto, a chegada de uma draga que carregava areia para a costa abriu uma nova etapa das obras.

A ampliação da faixa de areia fez subir os preços dos imóveis?

De acordo com o Comitê Regional dos Agentes Imobiliários de Santa Catarina (Creci / SC) os preços do metro quadrado na cidade já estão subindo. A avaliação imobiliária de Balneário Camboriú é uma das mais altas do Brasil. Agora mais do que nunca.

Além disso essas edificações atendem cada vez mais aos mais elevados padrões e as construtoras buscam o melhor para seu público. Então em pelo menos três lançamentos, o preço dos apartamentos chegou a 42 mil reais por metro quadrado e este valor representa um aumento de quase 10%.

Mas também quem não queria morar em uma apartamento desses de frente para o mar.

Até sexta (24), foram trazidos à orla 900 mil metros cúbicos de areia. Essa operação com a draga começou em 22 de agosto na parte Sul da praia. Essa etapa, da altura da Rua 3700 até a Barra Sul, terminou em 17 de setembro. O trecho tem 2 quilômetros.

Confira abaixo um mapa com explicações sobre a obra:

G1
Youtube

Veja Também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários