Você provavelmente já ouviu falar sobre o alargamento da praia de Balneário Camboriú, então vamos destacar alguns pontos importantes sobre esse projeto.
Nesta sexta-feira (24), o avanço médio do alargamento da faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, chegou a 90 metros por dia. A draga voltou a operar na quinta-feira (23) e a previsão é que as obras sejam concluídas em novembro.
O projeto de alargamento da praia de Balneário Camboriú está em ritmo acelerado. Após concluir a etapa no litoral sul e abastecer com areia vinda do Porto de Paranaguá (PR), o plano é expandir a faixa de areia dos atuais 25 metros para 70 metros ao longo de quase 6 quilômetros de costa.
Obra da praia de Balneário Camboriú
As obras, iniciadas em março deste ano e previstas para término em novembro, estão sendo realizadas por um consórcio entre duas empresas: DTA Engenharia, do Brasil, e Jan De Nul, da Bélgica, esta última vencedora da licitação municipal. O valor total do projeto é de 66,8 milhões de reais.
Qual é o objetivo da obra?
O principal objetivo deste projeto é ampliar a faixa de areia da praia, que atualmente tem uma média de 25 metros, para 70 metros. Segundo a prefeitura, além de proteger o litoral contra o impacto das marés, o alargamento também vai proporcionar mais espaço para moradores e turistas. Serão criadas áreas ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, e haverá um paisagismo diferenciado.
Quando as obras começaram?
A ampliação da praia central começou no dia 16 de março de 2021, com a chegada do primeiro lote de dutos que transportariam a areia dragada até a costa. No dia 22 de agosto, o início da operação de uma draga trouxe uma nova fase às obras, trazendo a areia para a praia.
O Alargamento da praia
O alargamento da faixa de areia impactou os preços dos imóveis?
De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci/SC), os preços do metro quadrado na cidade já começaram a subir. Balneário Camboriú já possui uma das avaliações imobiliárias mais altas do Brasil, e a tendência de valorização aumentou ainda mais.
Com esse crescimento, as construtoras têm investido cada vez mais em imóveis de alto padrão. Em alguns novos lançamentos, o preço dos apartamentos chegou a 42 mil reais por metro quadrado, representando um aumento de quase 10%. Afinal, quem não gostaria de morar em um apartamento de frente para o mar, em uma das praias mais valorizadas do país?
Até sexta-feira (24), cerca de 900 mil metros cúbicos de areia foram trazidos à orla. Essa operação, realizada com a draga desde o dia 22 de agosto, começou na parte sul da praia e cobriu a área entre a Rua 3700 e a Barra Sul, um trecho de 2 quilômetros, finalizado em 17 de setembro.
Agora que você já está por dentro do alargamento da praia de Balneário Camboriú, vale a pena acompanhar como essa transformação vai impactar ainda mais o turismo e o mercado imobiliário da região!
- Observações:
Todas as imagens desta publicação são de Uso autorizado. Não fringindo nenhum direito autoral de imagem.
Papo de Arquiteta
Últimos Publicados
- Verniz à Base de Solvente para Madeira
- Rodapé Embutido em porcelanato
- Sagu de Jardim ou Cyca
- Granito Skyfall
- Recamier um toque de elegância
Veja Também
- Fruteira de parede: A Solução Prática e Estilosa para sua Cozinha
- Banheiro para Meninos: um Espaço Divertido e Funcional
- Vasos para cada planta
- Sofá perfeito como escolher?
- Cama Posta
- Piso laminado
- Tecido de sofá como escolher?
- Reforma, me salva
- Reciclagem na decoração
- Rack: como decorar?
- Tendência 2022: Design
- Arraiá: Decoração
- Sofá: Itens importantes que você precisa saber
- Apartamento: 5 melhores dicas para escolher o ideal para você
- Calopsitas: 4 ideias para deixar o espacinho delas mais convidativo