Churrasqueira qual a melhor opção?

Dicas 31 de janeiro de 2021

O churrasco de final de semana é uma tradição, e a escolha da churrasqueira certa faz toda a diferença! Mas, como escolher a melhor churrasqueira para a sua casa? Neste post, vou te explicar em detalhes os tipos de churrasqueiras, para que você consiga encontrar a que mais se encaixa no seu espaço e estilo de vida. Vamos lá?

Como escolher a churrasqueira ideal?

Antes de qualquer coisa, é importante considerar o tipo da sua residência e o espaço disponível. O tamanho e a ventilação do ambiente são fatores que influenciam diretamente na escolha.

Aproveite para valorizar seus ambientes com uma iluminação adequada, isso pode fazer toda a diferença na sua área de churrasco!

Churrasqueiras Convencionais

A querida churrasqueira convencional, ou de alvenaria, é um clássico. Se você busca aquele sabor autêntico do churrasco, com o aroma irresistível da carne sendo preparada no carvão ou lenha, essa é a melhor escolha.

Por ser de alvenaria, esse tipo de churrasqueira precisa de madeira ou carvão para acender o fogo, o que traz aquele sabor defumado que todos amam. Embora seja possível fazer churrasco em outros tipos de churrasqueira, o sabor único só vem com esse modelo.

Entretanto, ela não é recomendada para apartamentos, a menos que o prédio tenha uma saída de fumaça adequada. Por produzir muita fumaça, é importante garantir uma boa vedação e usar materiais de construção como tijolos e argamassas específicos, pois o calor é intenso.

Vantagens: Custo baixo e pode ser revestida conforme o gosto do proprietário.

Desvantagens: Não indicada para apartamentos por conta da quantidade de fumaça.

churrasqueira convencional imagem de uso exclusivo Papo de Arquiteta

Churrasqueiras Pré-Moldadas

Para quem quer economizar e ainda fazer aquele churrasco delicioso, a churrasqueira pré-moldada é uma ótima opção. Ela é prática, barata, e pode ser customizada com o revestimento de sua escolha.

Esse modelo vem pronto de fábrica, sendo necessário apenas a instalação no local escolhido, de maneira fácil e sem muita sujeira. Além disso, você pode até embutir um forno ao lado dela para ter uma área de churrasco ainda mais completa!

Por ser feita de concreto com material térmico, ela retém o calor, mas não tem a mesma durabilidade das churrasqueiras de alvenaria. Ideal para quem não faz churrasco com tanta frequência e precisa de algo compacto.

Vantagens: Fácil instalação e ideal para pequenos espaços.

Desvantagens: Durabilidade inferior à de alvenaria, porém é uma boa escolha para quem faz churrasco ocasionalmente.

Desenhado por Freepik

Churrasqueiras a Gás

As churrasqueiras a gás são práticas e versáteis, com diversos modelos disponíveis no mercado. Como não produzem fumaça, são perfeitas para sacadas de apartamentos, mas podem ser usadas em áreas externas também.

Elas quase não geram fumaça, pois a gordura da carne não cai diretamente no fogo, o que torna esse tipo de churrasqueira uma escolha elegante e charmosa para o ambiente.

Vantagens: Produz pouca fumaça, ideal para sacadas e ambientes fechados.

Desvantagens: Custo mais elevado em comparação às outras opções.

Material: Aço inoxidável, disponível em vários tamanhos.

Churrasqueira qual a melhor opção?
Foto de RDNE Stock project

Churrasqueiras Elétricas

Se você mora em apartamento com varanda gourmet, a churrasqueira elétrica é a opção ideal. Produzindo pouquíssima fumaça, ela tem sido cada vez mais procurada no mercado por sua praticidade.

Com um custo mais baixo do que outros modelos, ela não exige instalação complicada, além de precisar apenas de uma tomada adequada para o funcionamento. No entanto, é importante verificar se a tomada é de 20 amperes, que é a mais indicada para suportar o consumo de energia dessa churrasqueira.

Ela pode ser embutida na parede ou usada sobre a mesa, garantindo flexibilidade de uso.

Vantagens: Custo acessível e instalação simples.

Desvantagens: Necessidade de atenção ao tipo de tomada.

Foto de NAM PHONG BÙI

Churrasqueiras de Vidro

Para quem busca um toque de luxo no ambiente, a churrasqueira de vidro é uma excelente escolha. Ela tem o charme de uma churrasqueira pré-moldada, mas com um visual mais moderno e minimalista.

Esse modelo utiliza carvão, e o vidro é temperado, garantindo segurança e controle da fumaça. É ideal para quem quer um ambiente sofisticado, sem abrir mão do churrasco tradicional.

Vantagens: Estética elegante e moderna, além de segura.

Desvantagens: Necessita de coifa e chaminé.

Churrasqueira qual a melhor opção?
churrasqueira de vidro imagem de uso exclusivo Papo de Arquiteta

Churrasqueiras de Tambor

Diretamente dos filmes e séries americanas, a churrasqueira de tambor tem um estilo retrô e é famosa pela sua praticidade. Feita a partir de um tambor de metal cortado ao meio, ela é ideal para áreas externas e pequenas reuniões familiares.

Apesar de ter um design mais simples, ela é eficiente, e você também pode optar pelo modelo “faça você mesmo”, construindo a sua própria churrasqueira de tambor.

Vantagens: Design retrô e baixo custo, com possibilidade de personalização.

Desvantagens: Não comporta grandes quantidades de carne, sendo ideal para pequenos grupos.

Churrasqueira qual a melhor opção?
Foto de Paulina Lazauskaite

Este post contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um dos links e fizer uma compra, o Papo de Arquiteta poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Ressaltamos que não temos controle sobre a experiência de compra, e qualquer dúvida ou reclamação sobre produtos, pagamentos ou entregas deve ser direcionada ao lojista responsável.
  • Observações:

Todas as imagens desta publicação são de Uso autorizado. Não fringindo nenhum direito autoral de imagem.

Papo de Arquiteta

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários