É grande a variedade tanto de cores de tintas quanto de locais onde o produto pode ser aplicado. Há as aplicações de tintas internas, as tintas internas e externas e as tintas externas, e a indicação de uso depende do cômodo.
Uma das maneiras mais fáceis, práticas e rápidas de atualizar o ambiente é executando uma nova pintura. Essa mudança não só pode ser concluída em uma tarde com a participação de toda a família, mas também pode produzir resultados diferentes de acordo com o tipo de acabamento escolhido.
Cada ambiente é único e reflete um sentimento, além disso, ao incorporar a individualidade em um projeto, escolher a tinta certa é de extrema importância. Além da cor, os acabamentos e as texturas também afetarão o resultado da pintura e diferenciarão a coordenação e durabilidade da parede
Para não errar
Antes de tudo conheça os tipos de tinta e de acabamento disponíveis no mercado:
Látex PVA ; Apropriado para ambientes internos, exceto em áreas úmidas. As superfícies revestidas com látex PVA também são mais difíceis de limpar. Ele só existe na versão fosca.
Acrílica ; Assim como a tinta latéx PVA a Acrílica também é à base de água e a fórmula contém resina acrílica para garantir maior impermeabilidade superficial, funciona bem em áreas úmidas e ao ar livre. Ele está disponível nas versões fosco, acetinado e semibrilhante.
Esmalte ; Tinta à base de óleo, adequada para superfícies de ferro e madeira. Seu custo de aplicação é maior, mas é muito durável e existem dois tipos de cetim e brilhante.
Tintas epóxi e poliuretano ; É a escolha certa para ambientes com alta umidade, como banheiros. Além de tubulações específicas, como tintas aplicadas em piscinas, caixas d’água e pisos. Ele está disponível apenas na versão fosca.
Vamos explicar melhor em outro artigo só sobre tipos de tintas aguardem!
Tintas para telhado
Se você deseja mudar a cor do telhado, por exemplo, pode escolher uma tinta para telhado que não sofra com a ação da chuva e das mudanças climáticas e proporciona, principalmente, conforto térmico. Uma dica muito boa é pintar o telhado de branco pois o branco não absorve calor e deixa a casa mais confortável.
Tipos de acabamento para tintas
hoje em dia, tem-se quatro tipos de acabamento de tinta no mercado: fosca, semibrilhante, brilhante e acetinada. Além disso cada uma tem as suas peculiaridades, confira abaixo.
Acabamento fosco
A tinta com acabamento fosco é ideal para ambientes discretos bem como ajuda a disfarçar defeitos e imperfeições, dando uma aparência mais uniforme. No entanto, é recomendado apenas para ambientes que não entram em contato com a água, ou seja, não pode ser utilizado em banheiro e cozinhas.
Acabamento acetinado
Já a tinta com acabamento acetinado pode ser aplicada nos mais diversos ambientes, como salas, quartos e também lavabos, banheiros e cozinhas, essa tinta é resistente à água e, por isso, é indicada também para esses ambientes que precisam de maior manutenção com a limpeza.
Acabamento semi-brilho
Você tem filhos e / ou animais em sua família? Portanto, preste atenção ao acabamento semibrilhante, que pode ser a solução para o seu problema.
A opção de tinta com acabamento semi–brilho, ideal para quartos infantis e áreas úmidas, já que é mais resistente à umidade, o que facilita a limpeza, esse acabamento possui mais brilho do que os demais.
Acabamento brilhante
Em suma esse tipo de tinta é melhor para detalhes de gesso, portas e janelas, o toque desse tipo de acabamento costuma ser óbvio, o que requer atenção do aplicador. Por outro lado, este acabamento é fácil de limpar.
Tintas para uso diverso
Além disso, também é possível escolher entre as tintas para usos diversos, que podem utiliza-las em diversas superfícies, por exemplo, pisos, azulejos, madeiras, tintas para artesanatos, entre outras.
Nesse meio tempo quanto a tinta com textura, há uma cartela enorme de desenhos para aplicação. Além de ser ideal para quem busca criar diferentes formas e acabamentos para o ambiente, ela tem alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade, sendo muito usada em áreas externas da casa.
Contudo é recomendável que todas as tintas devem ser reaplicadas em intervalos de 2 a 5 anos e não esqueça de preparar bem a superfície a ser pintada.
Veja também: