Escolher um estilo de decoração pode ser difícil quando estamos indecisos, não é mesmo? Mas não é uma boa ideia sair e comprar enfeites de qualquer maneira. Então, vamos olhar para alguns estilos de decoração. Vamos começar por definir o seu estilo de decoração é essencial para evitar gastos desnecessários e permitir que você crie sua própria identidade em casa.
Quais são os estilos de decoração mais usados hoje em dia?
Antes de receber dicas de como escolher um estilo de decoração, que tal dar uma olhada nos 6 mais famosos?
Estilo Minimalista
O minimalismo é o estilo perfeito para quem não gosta de muita decoração e que tem a opnião de que menos é mais.
No Minimalismo, conceitos clean, ambientes fluidos, linhas limpas, espaços abertos, formas geométricas e móveis multifuncionais são muito utilizados. As cores naturais para o minimalismo são branco, cinza, preto, nude, areia, etc. Você pode deixar o ponto de cor para objetos mais específicos, como abajures ou almofadas.
A ampla iluminação natural também é parte importante de um ambiente minimalista. Isso porque a clareza contribui para o ar puro que o estilo propõe. Por exemplo, as pranchas são uma grande ajuda para trazer mais “calor” para esse ambiente. O grande espelho também é um elemento minimalista. Além disso, eles são uma ótima opção para fazer pequenos espaços parecerem maiores.
Estilo Clássico
Os estilos clássicos surgiram na antiguidade, justamente quando a sofisticação, a elegância e a sofisticação eram evidentes. Uma das principais características de um cenário clássico são os móveis com muitos detalhes e acabamentos, na maioria das vezes feitos de madeiras nobres como mogno, cerejeira e nogueira, muito fortes e de alta qualidade.
Para as cores, os neutros como branco, preto e bege são amplamente utilizados, pois transmitem uma sensação de leveza. Ouro e prata complementam-se pela elegância. Cores como verde escuro, bordô e azul marinho são muito populares quando combinadas com outras decorações.
Além das cores, tecidos delicados como couro e veludo, muitas vezes com estampas florais ou gráficas, desempenham um papel muito importante nas composições clássicas para realçar essa atmosfera sofisticada.
Portas e janelas com formatos mais fortes são muito incorporadas neste acabamento, por isso a luz natural é muito valorizada. A luz geralmente vem de lustres e abajures de cristal, que parecem mais elegantes, e a luz é mais amarelada, como se tudo fosse iluminado por velas.
Para trazer o estilo clássico para um espaço menor, podemos decorá-lo com elementos como:
- Boiseries e molduras de gesso
- Lustres e cristais
- Espelhos
- Tapetes clássicos
- Papéis de parede com arabescos
- Retratos e quadros de pintura
Estilo Contemporâneo
Ao contrário dos clássicos, os estilos modernos surgiram em meados do século 20 para agradar quem gosta de seguir tendências e busca apenas o essencial.
Apostando na funcionalidade com estilo, o cenário contemporâneo apresenta as famosas plantas “conceito aberto”, sem paredes, e uma fusão de espaço e linhas retas. Na contemporaneidade, é essa ausência que cria a presença. Dito isto, o espaço é mais livre com pouca ou nenhuma ornamentação para impacto visual. A mesa com poucos enfeites, a grande parede sem algumas pinturas, o sofá comprido e baixo, os móveis são simples, funcionais e discretos. Os objetos mais esculturais são colocados como ponto focal do ambiente.
Ao contrário do minimalismo, no contemporâneo, enquanto continuamos a basear-nos em neutros, podemos usar mais cores, texturas e materiais.
A elegância do estilo contemporâneo assenta na utilização de muitos materiais, como a pedra, o vidro, o cimento, o aço, o mármore e a madeira clara ou escura, contrastando com o encanto dos tecidos macios em tapetes, cortinas e estofos, normalmente algodão, linho, lã, entre outros.
Estilo Vintage
O estilo vintage nunca sai de moda – afinal, ele é composto de elementos que inspiram nossas memórias emocionais. Não é à toa que tem tantos fãs!
Apresentando peças originais recuperadas não modificadas e modernizadas, Vintage tem uma atmosfera romântica e é muito popular, cheio de personalidade, cor e nostalgia.
Ele coloca objetos e tendências dos últimos 60 anos em uma máquina do tempo, combinando o passado com o presente e o futuro.
É comum confundir caimento vintage com caimento vintage. Isso acontece porque os dois estilos estão inter-relacionados e estão no mesmo ambiente na maior parte do tempo.
A principal diferença entre eles é a data de criação de cada objeto ou móvel. O retrô é um móvel original que é reaproveitado, e o retrô é uma referência antiga a um móvel novo.
Sabendo isso, anote as nossas principais dicas para trazer esse estilo para a sua casa:
- Restaurar móveis antigos de família
- Misturar modelos de cadeiras e poltronas
- Utilizar discos de vinil, vitrolas, relógios de paredes, pôsteres e quadros antigos na decoração
- Usar garrafas de vidro e até mesmo xícaras antigas como vaso de flores
- Aproveitar revestimentos originais ou revestir o piso com mosaico, no estilo das casas das nossas avós
- Combinar tons pastéis, além do marsala e do laranja
- Escolher maçanetas, torneiras e puxadores na cor bronze ou dourado, mais arredondados, característicos do estilo Vintage
- Se você gosta de plantas, costela de adão e samambaias também ajudam a complementar a atmosfera
Estilo Rústico
Trazer a natureza para dentro de casa e salvar nossa conexão com a terra: esses são dois pontos-chave da decoração rústica. Por ter um ambiente rústico, criamos um espaço cheio de energia rústica, aconchegante e imperfeita. É um refúgio da azáfama da vida quotidiana urbana. Tudo em estilo rústico gira em torno da madeira. Além de sua beleza visual, realça vários sentidos como o tato e o olfato.
Para criar um ambiente Rústico em qualquer espaço, siga as nossas dicas:
- Use e abuse de painéis de vidro e grandes janelas para integrar o interno com o externo da natureza
- Móveis de madeira natural são sempre uma boa pedida
- Na iluminação, escolha lâmpadas de luz amarela e mais fracas, para reforçar essa sensação de aconchego
- Prefira fibras naturais e couro em tapetes e tecidos naturais para os móveis e cortinas
- Panelas e utensílios de cobre trazem o ar rústico para a cozinha
- Animal print e tricô geram o calor e o conforto característicos do estilo
Isso não quer dizer que você tem que transformar seu apartamento em uma casa de fazenda. Paredes de tijolos aparentes são uma ideia simples que já dá um ar rústico.
Vale lembrar também que a madeira precisa ser cuidada com cuidado, pois pode sofrer muito com o tempo.
Se possível, prefira madeira natural. Mas para quem busca praticidade, hoje existem alternativas que o imitam perfeitamente e não exigem muita manutenção.
Por exemplo, remover tinta de madeira pode trazer um ar rústico e uma cor alegre a qualquer ambiente.
Estilo Industrial
Quer um look mais urbano e cool? Industrial cabe como uma luva no seu apartamento.
O estilo remonta à década de 1970, quando os nova-iorquinos começaram a converter antigos armazéns em casas. Foi então que surgiram os famosos lofts, com grandes ambientes integrados.
Pode-se dizer que o Industrial combina elementos rústicos, modernos e retrô com um toque de sofisticação.
O estilo industrial é caracterizado por um ambiente totalmente funcional onde uma peça de mobiliário desempenha múltiplas funções. Os tubos e tijolos são expostos e decorados com diversos detalhes de aço e ferro.
Além disso, tradicionalmente tem portas e janelas muito largas e altas, todas em cores lisas como preto, marrom, cobre.
Veja mais alguns elementos-chave do estilo Industrial:
- Sofá de couro marrom
- Eletrodomésticos em inox
- Objetos de ferro escovado
- Pendentes e trilhas de spots
- Tapetes em tons escuros para trazer conforto
- Tintas que imitam a textura do concreto e cimento queimado
Veja também
- Decoração Temática
- Vaso para cada planta como escolher
- Sofá perfeito como escolher?
- Cama Posta
- Piso laminado
- Tecido de sofá como escolher?
- Reforma, me salva
- Reciclagem na decoração
- Rack: como decorar?
- Tendência 2022: Design
- Arraiá: Decoração
- Sofá: Itens importantes que você precisa saber
- Apartamento: 5 melhores dicas para escolher o ideal para você
- Calopsitas: 4 ideias para deixar o espacinho delas mais convidativo