Como decorar ambientes para Autistas

Decorações 9 de dezembro de 2021

Olá pessoal vamos para mais uma dica importante? Já que semana passada falamos sobre tintas então hoje vamos falar sobre cores para autistas, e como decorar ambientes para Autistas um ambiente especial para nossas crianças. Em primeiro lugar você sabe o quão importante é para uma pessoa autista ter um ambiente especial para ele? mas isso não só para a pessoa que tem autismo tá e sim para todos.

O tema como decorar ambientes para Autistas surgiu depois de uma live maravilhosa sobre Arquitetura e desenvolvimento infantil, da minha colega Arquiteta Jessica Schervinski junto com a Pedagoga Fabiula Marangoni Bernardi, então a partir dai comecei a pensar sobre e hoje publico esse artigo para ajudar vocês a planejar o ambiente para esses anjinhos.

Vamos lá!

Lembrando de sempre consultar o medico para avaliar as possibilidades, pois cada pessoa tem uma estimulação diferente.

Autismo
Imagem: vital atman

Antes de mais nada vamos esclarecer oque é autismo e depois Como decorar ambientes para Autistas.

O que é Autismo?

De acordo com o artigo (Autismo infantil: o impacto do diagnóstico e o impacto nas relações familiares), o autismo também é conhecido como transtorno do espectro do autismo (TEA).

Mas então qual a importância das cores?

Cores no autismo

Pessoas com autismo têm opiniões diferentes sobre muitas coisas. As cores não são assim tão diferentes, evidenciando a particularidade de cada pessoa sob os estímulos que determinadas tonalidades podem impor.

Por que o azul é tão importante no autismo?

A resposta é simples: o número de meninos com autismo é muito maior do que o de meninas. Essa proporção é de quatro homens e uma mulher (considerando o que muitas pessoas chamam de autismo típico).

Como decorar ambientes para Autistas Na Arquitetura

Então pela primeira vez em 20 anos de casa cor o Evento teve um quarto projetado para um menino autista, um espaço de 56 metros quadrados, tons neutros, estantes modernas exibem brinquedos na parte inferior, e a parede diz “No fundo dos olhos dá para ver a luz azul”.

Mesmo o mais desavisado entusiasta do meio ambiente da Casa Cor Goiás 2021 com certeza faria uma pausa ao entrar no Be Blue Room projetado pela arquiteta Fernanda Gemus.

Quarto Be Blue traz tudo o que é necessário para uma criança com autismo -  CASACOR
Imagem: Casa Cor
Quarto Be Blue traz tudo o que é necessário para uma criança com autismo -  CASACOR
Fonte: Casa Cor

Sensações das cores

Laranja e amarelo: Esses tons despertam as habilidades sociais das crianças e também indicam bom humor, outra curiosidade é a influência dos tons laranja no bom humor e na criatividade das crianças com autismo, o que lhes permite ter uma boa qualidade de vida, principalmente no relacionamento com as pessoas.


Azul: Ao mesmo tempo que colore os símbolos de autismo, essa cor também é muito adequada para influenciar a comunicação verbal das pessoas e torná-las mais calmas e equilibradas, também proporciona bem-estar.

Como decorar ambientes para Autistas

Um autista capta tudo oque está a sua volta mesmo sem conseguir reconhecer qual se destaca no momento. Portanto, junto com os pais, o papel do profissional (seja arquiteto ou designer de interiores) é também cooperar para integrar essas crianças ao ambiente.

Como decorar ambientes para Autistas: Como projetar para o autismo
Crônica Autista

1. Luzes e cores

Uma iluminação natural as vezes se torna um incômodo até para as pessoas que não possuem TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) incidência solar é uma das coisas que incomoda uma pessoa com autismo, mas e como solucionar isso? Por exemplo persianas, pergolados e brises, atuam como barreira da luz solar e deixa a luz natural mais difusa.

Além disso se não for possível ter uma iluminação natural, recomenda-se uma artificial com temperatura suave o ideal é que os pontos de luz possam ser regulados.

Por isso, pode ser interessante usar essas soluções:

•Vários spots fracos;

•Iluminação indireta, como as feitas com fitas de LED com temperara de iluminação quente, Confira aqui como usar, os autistas são muito sensíveis então quais quer sensação de conforto é bem vinda.

•Cores, Além disso as cores na sua individualidade ainda possuem um significado específico, que também é importante na hora da composição do layout do produto ou serviço.

Vermelho

Essa cor primária está ligada ao agitação, ou seja, a vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho tem a capacidade de estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo.

Amarelo

Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. Além disso é considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores, tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.

Laranja

O laranja é uma cor secundária que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante.

Roxo

Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada a criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de “bloqueios criativos”.

Além disso, a sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor. 

Azul

Por outro lado o azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por isso, é muito comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.

Verde

Contudo o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade, para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress.

2. Formas

Formas geométricas primárias, como círculos, retângulos e triângulos, são facilmente reconhecidas pelas crianças. Além disso de facilitar o desenvolvimento pedagógico da criança com Espectro Autista, o que estimula o processo de aprendizagem

Portanto, as decorações devem ser usadas com moderação, nada de estimulação decorativa complicada e o design não é fácil de ser absorvido pelas crianças. Prefira vários tipos de móveis com formas e materiais simples.

3. Olfato

Como decorar ambientes para Autistas: Plantas cuidado para quem tem autismo

Ao trabalhar com plantas, fique atento aos aromas de cada uma, sobretudo em ambientes internos e jardins de inverno, elas devem possuir um perfume suave ou imperceptível. Além disso Vale citar o cuidado com materiais que exigem manutenção constante com cheiros fortes, como o do verniz.

4. Setorização

Para uma boa setorização em um ambiente propícios para os autistas são aqueles setorizados por estímulo sensorial e não genericamente por atividade. Por exemplo: a mesa onde são feitas as refeições (paladar) fica em um setor e a de fazer as tarefas (visual) fica em outro.

Outra solução é criar modos de transição entre um estímulo e outro, em outras palavras trabalhar os estimulo diferente de cada ambiente fazendo com que um encoraje o outro.

5. O Refúgio

Como decorar ambientes para Autistas: Exemplo de refugio para autistas
onthewall

Uma dica de grande valor, principalmente para o quarto de uma pessoa autista, é: criar um pequeno ambiente aconchegante no qual a criança possa fugir dos estímulos sensoriais.

Por exemplo uma espécie de nicho ou barraquinha, lembrando de usar formas simples, um material só, cores neutras, barreira visual e barreira acústica tudo isso muito importante para uma criança autista.

Ações que pode ajudar no autismo

  • Quando for necessário, use óculos de sol e viseiras.
  • Em ambientes barulhentos, use tampões ou fones de ouvido que bloqueiem os sons. Alguns modelos de fone já oferecem a opção de ruído branco com o intuito de ajudar quem precisa do recurso.
  • Quando precisar que o autista se concentre, feche as portas para evitar distrações.
  • Na higiene pessoal e do lar, evite produtos muito perfumados, como sabonetes, vaporizadores, sprays, etc.
  • Observe que sensações os alimentos disponíveis podem causar – por exemplo, se existe algo picante ou se algo é servido muito gelado.
  • Verifique se as roupas possuem partes que apertem; retire as etiquetas e cubra as costuras expostas; evite os tecidos ásperos.
  • Sempre peça permissão para tocá-lo.

Veja também:

Gostou do Artigo? comenta aqui se isso te ajudou.

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários