Construir uma casa totalmente à nossa maneira e ser a casa ideal para as nossas famílias é o sonho de muitos de nós, não é? Porém, quando idealizamos a casa perfeita, sempre surge um problema: o financeiro. Finalmente, quanto custa construir uma casa?
Todavia para ajudá-lo, fornecemos aqui um guia sobre como calcular o custo de construção de uma casa e qual é a melhor alternativa para financiar a causa mais importante da sua vida.
Quanto custa construir uma casa?
O custo médio para construir uma casa do zero, de acordo com o CUB (Custo Unitário da Construção Civil) do Sinduscon, é de R$ 1.733,66/m² (https://sindusconsp.com.br/cub/).
No entanto, o valor de construir uma casa depende em grande medida de vários fatores, que, aliás, veremos mais tarde.
Nota: Vale ressaltar que esses preços representam patamares médios. Dependendo da situação, eles podem variar muito.
Em outras palavras, eles apenas dão uma ideia. A abordagem mais correta é avaliar os aspectos únicos que afetam o custo da sua casa e, claro, também elaborar um orçamento.
Saiba como calcular os custos para construir uma casa
Cada projeto de construção de casa é único, o que torna impossível definir, com exatidão, quanto será desembolsado. No entanto, ao considerar os aspectos corretos, fica mais fácil chegar a uma estimativa que ajude na elaboração de um planejamento adequado.
Veja agora o que pode influenciar nessa conta.
Terreno
Em primeiro lugar o ponto mais importante é sobre o terreno onde a casa será construída.
Já vale dizer que é importante dar prioridade para uma área plana. Terrenos com planícies íngremes tende a se tornar mais caras em relação a construção da casa, ao passo que vai se construindo precisará de estruturas. Afinal, será necessário fazer a adaptação para iniciar o projeto.
É claro que o valor dos materiais também influencia no quanto custa construir uma casa, mas não é o principal ponto, pois com a ajuda de um profissional habilitado sua obra pode se tornar sustentável.
Portanto, seja claro sobre seus objetivos e, em seguida, coloque todos os itens (ladrilhos, tijolos, cimento, ladrilhos, portas, janelas, tinta, maçanetas, etc.) na ponta do lápis, claro, sem sacrificar a qualidade.
Um truque de ouro que pode ser salvo é apostar na placa de metal. Isso porque o aço, não requer muita manutenção e ainda pode se ajustar para qualquer tipo de construção.
Localização
Antes de mais nada estimar o custo de construção de uma casa, você deve determinar onde construí-la, essa é uma escolha muito importante, onde você mora vai interferir em todos os aspectos da sua vida: ocupação, sociedade, segurança, lazer e qualidade de vida.
Então avalie se o local precisa fazer ajustes preliminares ao trabalho, como limpeza e nivelamento do solo, se você ainda precisa comprar seu próprio terreno, esta será outra despesa relacionada incluída em sua conta.
Considere que o valor das aquisições de terrenos pode variar muito, por exemplo, quando o terreno está localizado em áreas urbanas ou rurais, ruas públicas ou apartamentos fechados.
Materiais e equipamentos
Um dos principais custos para quem constrói casas está relacionado com a compra de materiais de trabalho. Para estruturas básicas envolvendo fundações, paredes e lajes, itens como cimento, tijolos, areia e pedras são necessários.
Materiais elétricos, hidráulicos e decorativos também estão incluídos neste cálculo e você precisa prestar mais atenção ao planejar. Além disso, alguns equipamentos podem precisar ser alugados, como andaimes, betoneira, betoneira, perfuratriz, etc.
Como nem todos têm conhecimento para definir o número total de cada material, é melhor fazer uma estimativa com a ajuda de profissionais. Depois de entender a quantidade necessária, você poderá pesquisar e negociar o melhor valor para adquirir o investimento imediatamente.
Tipo de casa
Para estimar os materiais com precisão, você precisa definir o tipo de casa que será construída. A escolha entre os modos mais comuns é uma boa opção para melhorar a previsibilidade dos custos.
Isso porque você pode escolher entre uma série de projetos pré-elaborados para orientar o trabalho, e apenas fazer os ajustes necessários para torná-lo adequado à sua particularidade. Quer seja uma casa de um ou vários andares, ou um quarto ou suíte simples, você provavelmente encontrará um modelo de que goste e o ajudará a controlar os custos.
Mão de obra
Outro custo de grande impacto é a contratação de profissionais para a construção. Embora valha a pena negociar esta dica e encontrar a melhor oferta, o ideal é contar com uma força de trabalho experiente e confiável para não colocar a segurança em risco.
Além disso você pode contratar profissionais autônomos, que podem cobrar taxas mais acessíveis, ou você pode contratar construtores profissionais, que fornecerão todo o suporte e acompanhamento necessários.
Veja também
- Tinta ultra branca pode eliminar o Ar condicionado?
- 4 cores para quarto de casal
- Plantas tóxicas para seu Pet
- Almofadas como usar
- Tecidos para sofá
- Quadros como pendurar?
- Sofá como escolher?
- Porcelanato Liquido
Documentação
Finalmente, é preciso separar uma quantia para os custos com a documentação da nova casa para garantir a sua regularidade junto à legislação. Os principais documentos exigidos nessa hora são:
- Matrícula do imóvel;
- Projeto Arquitetônico (com Arquitetos ou engenheiros)
- Alvará da prefeitura;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (RRT ou ART);
- Habite-se;
- Registro do imóvel.
Valor do metro quadrado (m²)
O valor do metro quadrado é muito relativo de acordo com cada profissional por isso oque temos aqui ´é apenas uma relação de valores para que você possa se basear, mas não que ia ser esse valor exato, pois isso irá depender do profissional que você irá contratar.
Contudo uma boa forma de estimar o orçamento é por meio do custo unitário básico (CUB), este é um indicador que pode ser usado como referência para indicar o custo por metro quadrado de obra em uma determinada área.
Entre em contato conosco