Estilo Eclético

Acabamentos, Ambientes, Decorações, Interiores 18 de maio de 2023

O estilo eclético não tem uma origem definida, mas pode ser associado ao século XIX, período em que a burguesia europeia começou a colecionar objetos de diferentes culturas e épocas para exibir sua riqueza e sofisticação em suas casas.

Estilo eclético

Com o tempo, o estilo eclético evoluiu e se tornou uma abordagem popular de design de interiores no final do século XX e início do século XXI. Com a facilidade de acesso à informação e à tecnologia, as pessoas agora têm a oportunidade de explorar uma ampla variedade de estilos e tendências, o que torna o estilo eclético ainda mais popular.

Hoje, o estilo eclético pode ser encontrado em muitas casas, escritórios, lojas e restaurantes, em todo o mundo, além disso ele permite que as pessoas criem espaços personalizados, únicos e expressivos, combinando elementos que são significativos para elas de maneiras criativas e interessantes.

Estilo Eclético: Misture e Combine Conceitos | WESTWING

O estilo eclético em interiores contudo é uma abordagem que combina elementos de diferentes estilos, épocas e culturas para criar um ambiente único e personalizado. Ou seja é uma maneira de expressar a personalidade e os gostos de uma pessoa, e não há regras rígidas ou limites em relação aos elementos que podem ser combinados.

Algumas dicas para criar um interior eclético

  1. Primeiramente comece com uma paleta de cores neutras: escolha uma cor neutra para as paredes e a maioria dos móveis para criar uma base sólida e uniforme para o espaço.
  2. Então adicione peças de diferentes épocas e estilos: escolha móveis, acessórios e objetos de diferentes períodos históricos e culturas para adicionar interesse e textura ao espaço.
  3. Misture texturas e materiais: misture materiais diferentes, como por exemplo a madeira, metal, vidro e tecido, para adicionar profundidade e interesse visual.
  4. Combine estampas: misture estampas diferentes, como listras, florais e geométricas, para criar um visual divertido e vibrante.
  5. Adicione elementos culturais: como por exemplo objetos culturais, como tapetes, arte e artesanato, podem adicionar um toque de exotismo e personalidade ao espaço.
  6. Enfatize peças de destaque: escolha algumas peças de destaque para enfatizar, como uma lâmpada única ou uma cadeira vintage, para criar um ponto focal no espaço.

Contudo o estilo eclético permite que as pessoas criem um ambiente único e personalizado, expressando sua personalidade e seus gostos de maneira criativa e interessante. É uma abordagem divertida e emocionante para o design de interiores, e além disso oferece muita flexibilidade e liberdade para experimentar e explorar.

O que é estilo eclético e como incoporá-lo ao décor | CASA.COM.BR
(Spacejoy/Unsplash)
Quarto colorido com pintura amarela na parede e cortina laranja
(Mocha Girl Place/the spruce)
Cozinha com papel de parede xadrez verde no teto

Veja também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários