Pontos elétricos para cozinha

Acabamentos 31 de março de 2022

As tomadas para cozinha precisam estar em locais estratégicos e na quantidade necessária para comportar todos os eletrodomésticos sem precisar de extensões e assim deixando uma cozinha mais limpa visualmente e sem desperdícios em pontos elétricos.

As tomadas são essenciais para facilitar o dia a dia do uso de eletrodomésticos e eletrônicos, portanto, sua configuração deve ser planejada adequadamente. Necessário considerar cada situação em particular, mas vamos ajudá-lo a entender onde colocar as tomadas na sua cozinha.

Qual a quantidade de pontos elétricos que preciso?

Continue lendo para saber onde colocar os pontos elétricos neste ambiente e então quantos você precisa e qual altura você deve estar ciente.

Onde colocar uma tomada na cozinha é uma dúvida comum entre quem está reformando ou construindo uma casa. O assunto deve ser planejado com muito cuidado para que nenhuma reforma da instalação elétrica seja necessária.

A norma existente exigem pelo menos um ponto para cada 3,5 m de parede.

No entanto, sabemos que a cozinha precisa de mais pontos elétricos para proporcionar mais comodidade e praticidade no dia a dia, pois é um dos ambientes mais concentrados da casa.

Antes de decidir a quantidade de tomadas que você irá precisar para sua cozinha é preciso que sejam considerados alguns pontos:

  • a planta do imóvel;
  • o planejamento decorativo;
  • a quantidade de eletrônicos instalados;
  • a acessibilidade;
  • a segurança de todos os moradores.

Quantos Amperes?

Antes de saber quantos amperes preciso te explicar o porque e o que é essa palavra.

O ampere ou ampère é a unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades, Você não entendeu né, nem eu entenderia, mas por exemplo hoje em dia os equipamentos eletronicos tem o seu plug com os pinos maiores que as tomadas de 10 amperes. Então evite usar beijamin ou T ou até mesmo extensão.

Pontos elétricos
Como distribuir e quantos amperes é correto comprar

E agora quantos pontos elétricos utilizar?

O ideal é que você entenda como os móveis estão dispostos nesse ambiente e quais são os principais eletrodomésticos que pretende utilizar. Determinar o número correto de tomadas será muito mais fácil projetando a sua cozinha.

Por exemplo, acima de uma bancada de pia, pelo menos 1 tomada dupla ou 2 tomadas simples, tá mas tomadas duplas e simples não entendi?

No mercado existem vários modelos de pontos elétricos e as mais conhecidas são as simples onde tem apenas uma conexão ou as duplas que possuem duas entradas de energia.

Tomadas simples e dupla

Assim como temos tomadas de parede também temos tomadas para bancadas ou seja ficam instaladas na pedra ou na marcenaria, uma boa pedida para quem não quer ou não possa fazer uma reforma que precise quebrar parede.

Pontos elétricos
Torre de tomadas para bancada

Além disso, ao planejar sua instalação elétrica, idealmente:

  • evitar o excesso de tomadas para não comprometer a estética da sua cozinha;
  • no futuro, você pode mudar de ideia ou adquirir novos aparelhos eletrônicos, por isso tenha em mente alternativas para colocar em prática no seu projeto;
  • opte por tomadas duplas, pois elas facilitam muito no dia a dia;
  • escolha modelos de interruptores e tomadas que combinem com a sua cozinha e que ornem com o seu estilo. Atualmente no mercado, existem diversas opções para compor a sua decoração, dos mais neutros aos mais chamativos

Importante: Contrate sempre um profissional para cuidar da rede elétrica da sua casa.

Qual é a altura ideal para instalar as tomadas e os interruptores?

As normas de instalação elétrica não estabelecem uma altura fixa, cabe a cada um decidir.

No entanto, algumas alturas costumam facilitar o uso da funcionalidade e manter um padrão estético visualmente limpo para o ambiente.

  • Para tomadas altas, indicar uma altura de 2,0 a 2,25 m do solo, geralmente são usadas para ar condicionados;
  • Tomadas média, de 1,10 a 1,30 m;
  • Tomadas baixa, deve ser de 30 cm.

Lembre-se de manter as tomadas próximas ao chão para que não entrem em contato com a água. Além disso, mantenha uma distância segura da torneira para evitar o risco de molhar a tomada, evitando assim qualquer risco de acidente.

Para tomadas de altura média, importante saber a altura do balcão da cozinha para que não se sobreponha ao recipiente.

Outra observação importante: sempre optar por tomadas do novo padrão de três pinos definido pela ABNT NBR 14136. Portanto caso sua casa ainda tenha o receptáculo padrão antigo, com dois pinos, será necessário mudar para o novo padrão para garantir mais segurança para cada morador.

Então para o novo padrão de plugues e tomadas, são definidas apenas duas configurações: plugues de até 10 amperes e plugues de até 20 amperes.

Gostou deste conteúdo sobre onde colocar tomadas na cozinha?

Coloque as nossas dicas em prática e não passe pelo sufoco de usar adaptadores e extensões.


Veja também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários