Lâmpadas dimerizáveis?

Acabamentos 30 de dezembro de 2021

Você já ouviu falar em lâmpadas dimerizáveis? Eles permitem que a intensidade da luz no ambiente controlando por um dimmer (dimmer). Com eles, você pode mostrar a estética da sala e valorizar a decoração do espaço. Além disso, tornam o local de uso mais confortável.

O que são lâmpadas dimerizáveis? - Bluelux
Bluelux

Todas as lâmpadas incandescentes são reguláveis, mas não estão mais utilizáveis devido ao alto consumo de energia as opções disponíveis atualmente – LED e luzes fluorescentes – nem sempre são reguláveis.

Quais ambientes podemos utilizar lâmpadas dimerizáveis?

Na verdade, depende do projeto de iluminação e do seu gosto, mas qualquer ambiente pode.

Na família, o escurecimento do quarto, da sala e até do banheiro cria um espaço mais confortável e relaxante. Por exemplo, a luminária regulável no quarto principal permite que uma pessoa leia ou acorde à noite sem perturbar o sono da outra pessoa. Além disso na sala, controlar a intensidade da luz pode fazer você assistir a um filme ou se relacionar com os amigos de forma mais harmoniosa. Na garagem ou no quintal, a luz fraca pode ser ligada e a intensidade da luz aumentará quando o sensor de presença for acionado.

Lâmpada de LED dimerizável, como identificar? - Mundo da Elétrica
Mundo da elétrica

Edifícios comerciais e apartamentos também podem ser escurecidos em diferentes espaços. Desta forma, a luminária regulável pode emitir luz com menor potência quando não há pessoas em movimento, e aumentar automaticamente a intensidade quando necessário.

O escurecimento também pode trazer economia para a iluminação de fábricas, galpões, escritórios e outros locais que contam com a incidência diária de luz natural. Por meio de um sistema automatizado, sensores instalados ajustam a intensidade da luz artificial com base na luz natural existente no ambiente. Portanto, as lâmpadas não precisam estar conectadas com potência total ao longo do dia.

Qual é a melhor lâmpada para dimerizar?

Ao comprar um produto, é necessário verificar se há um indicador de escurecimento na embalagem.

Antes de mais nada recomendamos luzes LED reguláveis ​​porque a tecnologia LED traz todos os benefícios. Além de ter uma vida útil de 25.000 horas, o LED também não contém mercúrio, o que economiza energia e não aquece o meio ambiente. Portanto, é a lâmpada ideal para qualquer ambiente!

Como as lâmpadas dimerizáveis funcionam?

Bem como o processo de escurecimento da lâmpada é feito por controladores – dimmers – esses controladores reduzem a tensão de cada fonte de alimentação. Portanto, a potência da lâmpada é reduzida ao contrário dos interruptores comuns, os dimmers permitem um maior grau de personalização no uso de luzes.

Afinal, o que são lâmpadas dimerizáveis e por que são melhores? – redeluz
Redelux

Em projetos de iluminação, o escurecimento difere dependendo do tipo de lâmpada usada. Então lâmpadas com filamentos podem ser feitas diretamente. A tensão fica controlada por um transistor e um transistor de tensão nominal.

Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes utilizam reatores eletrônicos para realizar esse processo. Eles fluem alternadamente para a fonte de alimentação e controlam a tensão da lâmpada. A iluminação LED é a mais controlável porque não só pode emitir luz de forma autônoma, mas também tem uma alta capacidade de controle de cor devido à automação de sua iluminação.

Ainda falando em LEDs, os diodos neles precisam controlar a potência e a tensão juntos, o que é feito pelo driver. Este tipo de equipamento funciona de forma semelhante ao reator, porém, pode adquirir separadamente da automação selecionada para o projeto.

Portanto como você pode ver, escolher lâmpadas reguláveis ​​é uma boa opção para realçar a decoração do ambiente e torná-la mais popular, sem falar na praticidade que oferecem.

Você gostou do nosso post? Então, divirta-se e compartilhe em suas redes sociais, e deixe seus amigos saberem mais sobre luzes reguláveis!

Veja também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários