Cores e texturas utilizando regra de 3

Acabamentos, Ambientes, Decorações, Interiores 26 de agosto de 2023

Harmonizar cores e texturas também é uma forma de deixar os ambientes visualmente mais agradáveis. Assim, você não precisa criar um ambiente monocromático, que pode ficar entediante, mas não precisa criar um ambiente cheio de cores que o torne cansativo aos olhos.

Cores e texturas - Arquiteta Lais Basso
Arquiteta Lais Regina Basso

REGRA DOS 3 NAS CORES E TEXTURAS

Ornar cores e texturas em um espaço pode criar uma atmosfera visualmente interessante e envolvente. Aqui estão algumas dicas sobre como combinar cores e texturas em um conjunto de três:

  1. Escolha uma cor principal: Comece selecionando uma cor principal que será a base do esquema de cores. Essa cor pode ser aplicada nas paredes, móveis ou em elementos-chave do ambiente.
  2. Adicione cores complementares: Escolha duas cores complementares que contrastem ou acentuem a cor principal. Cores complementares são aquelas que estão opostas no círculo cromático. Por exemplo, se a cor principal for um azul suave, você pode considerar adicionar tons de laranja e amarelo como cores complementares.
  3. Distribua as cores: Distribua as três cores de forma equilibrada pelo ambiente. Use a cor principal como base, aplicando-a em uma proporção maior, e adicione as duas cores complementares de forma mais pontual, através de acessórios, objetos decorativos ou tecidos.
  4. Varie as texturas: Para adicionar interesse visual, escolha três texturas diferentes para acompanhar as cores selecionadas. Por exemplo, você pode ter uma textura lisa e brilhante em uma parede, uma textura áspera e natural em um tapete de sisal e uma textura macia e aconchegante em almofadas de veludo.
  5. Considere a escala: Ao combinar texturas, leve em consideração a escala das mesmas. Varie entre texturas grandes e texturas menores para criar um contraste visual interessante. Por exemplo, uma parede de tijolos expostos pode ser combinada com uma textura sutil em uma cortina e uma textura mais evidente em um tapete felpudo.
  6. Equilíbrio visual: Certifique-se de distribuir as texturas de forma equilibrada pelo ambiente. Evite concentrar muitas texturas em um único local, pois isso pode criar uma sensação de desordem. Espalhe as texturas de maneira harmoniosa e use-as para acentuar diferentes áreas do espaço.
  7. Coesão e repetição: Para criar uma sensação de unidade, tente repetir uma ou duas das cores ou texturas em diferentes partes do ambiente. Isso ajudará a conectar visualmente os elementos e criar um ambiente coeso.

Lembre-se de que o equilíbrio, a coesão visual e o seu próprio gosto pessoal são fundamentais ao ornar com cores e texturas. Explore diferentes combinações, teste amostras e confie na sua intuição para criar um espaço que reflita sua personalidade e estilo.

Veja também

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários