Cooktop por indução vale a pena ?

Acabamentos 17 de fevereiro de 2022

Hoje vamos começar esse tópico de hoje Cooktop por indução, me fez pensar sobre o seu funcionamento então resolvi estudar um pouquinho se realmente vale a pena investir em um desses hoje em dia.

Bom vamos lá, mas já asseguro vocês que é um dos modelos mais seguros.

Como funciona o cooktop por indução? Vale a pena? - Blog Dufrio:  Ar-Condicionado Portátil, Climatizadores, e mais
Cooktop por indução

Descrição Geral – Cooktop

Mais seguros e econômicos, fogões e cooktops por indução reduzem perda de calor e chance de queimaduras, mas exigem panelas especiais

Um cooktop / fogão de indução é uma opção que pode mudar não só o visual da sua cozinha, mas a forma como você cozinha, e até mesmo afetar a conta da sua casa.

Existem modelos de cooktops de indução no mercado, mas os consumidores encontram uma variedade maior de cooktops, incluindo diferentes tamanhos e marcas.

Escolher um cooktop pode ter um impacto no design da cozinha. São ideais para móveis sob medida e ambientes de bancada. Como resultado, o ambiente ganha um ar mais contemporâneo.

Além disso, optar por aparelhos que funcionem por indução significa mais segurança, principalmente para quem tem crianças. Além de não usar fogo, a mesa de vitrocerâmica onde fica o queimador não gera calor, ou muito pouco. Só as panelas vão esquentar – por serem panelas especiais com fundo reforçado, seguram o calor por mais tempo.

Então quando você retira a panela do contato de um equipamento por indução, ela se desliga e começa a esfriar muito rapidamente, de forma automática, reduzindo o risco de queimaduras. Alimentos derramados também não queimam ou ressecam, como acontece em fogões a gás, facilitando ainda a limpeza, que pode ocorrer de forma imediata.

Como funcionam?

Como funciona FOGÃO DE INDUÇÃO - Tirando dúvidas sobre cooktop - YouTube
Como funciona?

Ao retirar a panela dos contatos do aparelho de indução, ela desliga automaticamente e começa a esfriar muito rapidamente, reduzindo o risco de queimaduras. Bem como os alimentos derramados também não queimam ou secam como em um fogão a gás, tornando a limpeza mais fácil e imediata.

Cooktops de indução geram calor por meio de ondas eletromagnéticas, e geradas por correntes elétricas criadas em bobinas de cobre. Além disso o campo eletromagnético transmite diretamente para a panela, promovendo o movimento das moléculas dos alimentos e seu aquecimento.

As panelas aquecidas pelo campo magnético recebem 100% da energia produzida, sem prejuízo para o meio ambiente, como costuma acontecer com as chamas dos fogões. Acima de tudo em aparelhos com controles digitais, os usuários podem controlar a potência e a temperatura com mais precisão, o que também melhorará a eficiência do cozimento.


Em outras palavras como não há fogo, os pontos de contato deste cooktop só funcionam quando há uma panela sobre ele e que seja especial para o fogão . A indução aquece mais rápido e economiza tempo de cozimento.


Devido a essa tecnologia, como já dito as panelas precisam ser especiais: sempre em ferro fundido ou inox, com fundo triplo.

Vantagens

1) Segurança: como o fogão não produz chamas, a superfície não fica quente; Esse é extremamente benéfico, principalmente para quem tem crianças pequenas em casa. Além disso, os ricos de incêndio e de choque elétrico são baixíssimos.

2) Facilidade de limpeza: sua superfície lisa facilita e muito os momentos de limpeza. No dia a dia basta passar um pano úmido para mantê-lo brilhando.

3) Maior eficiência: Pensado em levar eficiência aos seus usuários. Todavia ele aquece e resfria com muito mais rapidez e precisão do que os fogões elétricos e a gás.

Desvantagens

1) Preço: os fogões por indução são mais caros que os elétricos ou a gás. Por isso, se quiser investir nessa tecnologia, saiba que vai gastar um pouco mais.

2) Consumo de energia: seu consumo de energia também é superior se comparado aos outros fogões, podendo chegar ao mesmo consumo de um chuveiro elétrico.

3) Panelas específicas: não é qualquer panela que pode ser utilizada nesse tipo de fogão. Ou seja elas devem possuir o fundo liso, ser feitas de ferro fundido ou de aço inoxidável com no mínimo três camadas.

Veja também!

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários