Apartamento alugado: Como decorar

Dicas 22 de maio de 2021

Se você está pensando em alugar um apartamento ou já vive em um imóvel alugado, este post é perfeito para você! Decorar um apartamento alugado pode parecer um desafio, não é mesmo? Muitas vezes, pensamos que, por não ser um lar definitivo, não vale a pena investir em decoração, já que, no fim das contas, tudo pode acabar ficando no local para o próximo inquilino. Mas seguir esse pensamento pode nos privar de ter um ambiente confortável e aconchegante, algo essencial para nos sentirmos bem no dia a dia.

A boa notícia é que é possível decorar um apartamento alugado de forma prática e econômica, sem a preocupação de deixar algo para trás quando for embora. E uma dica importante: contar com a ajuda de uma arquiteta pode fazer toda a diferença no processo de decoração.

Neste post, vou compartilhar algumas dicas para você decorar seu apartamento alugado de maneira acessível e funcional, garantindo que seu espaço fique com a sua cara e ainda facilite sua mudança no futuro.

Apartamento alugado: Como decorar
Foto de Tatiana Syrikova
Apartamento alugado: Como decorar
Foto de VAZHNIK

Apartamento alugado: Como decorar

1. Aposte em móveis soltos para Apartamento alugado

Se você puder, opte pelo uso de móveis soltos. Essa é uma excelente solução, pois evita a necessidade de furar paredes e, consequentemente, não gera o trabalho de tapar buracos quando for devolver o imóvel. Móveis prontos e soltos também são ótimos para quem gosta de mudar a disposição dos ambientes com frequência, permitindo que você crie novos cenários sem esforço.

Além disso, uma grande vantagem dos móveis soltos é que você pode levá-los para o próximo imóvel sem complicações. Seja mudando para outro apartamento ou casa, seus móveis te acompanham, garantindo que o investimento inicial não seja desperdiçado.

Na hora de escolher a decoração, lembre-se de que não há necessidade de seguir um único estilo em todos os ambientes. É possível mesclar diferentes estilos dentro da casa, desde que haja harmonia. Só tome cuidado em espaços integrados, como sala e cozinha, para evitar contrastes muito grandes entre os estilos.

2. Utilize papel de parede

Nos últimos anos, o papel de parede se tornou uma das opções favoritas de quem mora de aluguel e quer decorar sem complicações. É uma alternativa prática e acessível para transformar qualquer ambiente, dando um toque de personalidade sem a necessidade de obras ou grandes intervenções.

Apartamento alugado: Como decorar
Foto de Lisa Fotios
Desenhado por Freepik

O custo do papel de parede gira em torno de R$100 o metro, e com uma variedade incrível de estampas, cores e texturas, você consegue deixar sua casa com um ar sofisticado ou descontraído, dependendo do seu estilo. Além disso, muitos papéis de parede são de fácil remoção, o que garante que você possa devolver o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu.

Afinal, o que mais importa é seu bem-estar. Um ambiente bonito e aconchegante tem o poder de melhorar sua qualidade de vida, então vale a pena fazer esse investimento, mesmo em um imóvel alugado.

3. Invista em marcenaria sob medida

Para quem não é muito fã de móveis soltos e prefere algo mais estruturado, a marcenaria sob medida é uma excelente opção. Embora seja um investimento maior, a marcenaria personalizada oferece durabilidade e pode ser adaptada em diferentes imóveis, caso você precise se mudar no futuro.

A grande vantagem da marcenaria sob medida é que ela pode ser reutilizada. Se, por exemplo, o próximo local onde você for morar tiver um espaço menor ou maior, o móvel pode ser ajustado para caber perfeitamente no novo ambiente. Além disso, os móveis feitos por marceneiros são totalmente personalizados, permitindo que você tenha peças únicas e que atendam às suas necessidades específicas.

Embora o investimento inicial possa parecer maior que o de móveis planejados ou prontos, a marcenaria tem um excelente custo-benefício a longo prazo. A durabilidade, flexibilidade e a possibilidade de personalização fazem com que essa opção seja ideal para quem deseja móveis que acompanhem diferentes fases da vida, mesmo em apartamentos alugados.

Existe um site que você compra a marcenaria mais barata, mas certifique se saber o que você esta fazendo, caso contrario o resultado ficará mais caro saiba mais sobre o Cortecloud: O Que É e Quando Utilizar

A marcenaria tem inúmeras vantagens, e isso pode render outro post só sobre o assunto, mas já posso adiantar que, sim, vale muito a pena considerar essa opção, mesmo que você esteja em um imóvel alugado.

Decorar um apartamento alugado não precisa ser complicado ou caro. Com planejamento e boas escolhas, é possível criar um ambiente que seja confortável, bonito e, ao mesmo tempo, prático para a sua rotina. Usar móveis soltos, apostar em papel de parede e considerar a marcenaria sob medida são excelentes formas de personalizar seu espaço sem perder de vista a funcionalidade e a economia.

Lembre-se: a decoração tem o poder de transformar qualquer lugar em um verdadeiro lar, independente de ser alugado ou próprio.

  • Observações:

Todas as imagens desta publicação são de Uso autorizado. Não fringindo nenhum direito autoral de imagem.

Papo de Arquiteta

Lais Basso

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Paranaense - UNIPAR e apaixonada pela profissão

Comentários